SALONE DEL MOBILE 2017 e 2018 – MILAN DESIGN WEEK

Por Maiara Faria
1 0

Por 01 semana no mês de abril, sempre acontece em Milão a maior feira do setor de arquitetura e design do mundo. E, eu estava presente como residente milanesa tanto em 2017, quanto 2018 para filtrar as novidades e trazer de primeira mão para meus clientes tudo o que tem de mais atual no mercado.

Todo ano a Feira é um sucesso, e que a cada ano o público se surpreende com a quantidade de pessoas envolvidas e, principalmente, com a diversidade de materiais, texturas, revestimentos, acabamentos, mobiliários, iluminação, louças e metais apresentados. O Salone é muito respeitado mundialmente e grandes profissionais como Stefano Boeri, Phillip Starck, Antonio Citterio, Patricia Urquiola, Sergio Rodrigues, e grandes marcas, como MOLTENI, DADA, MAGIS, VITRA, MDF.IT, DIESEL, KARTELL, HANSGROHE, etc, estão sempre presentes para mostrar ao mundo as tantas possibilidades de se fazer design, cada vez mais consciente e sustentável, mas claro, com conceito super atual e impecavelmente desenhado, exatamente como um verdadeiro design italiano exige.

O SALONE DEL MOBILE acontece uma vez por ano na capital do design do mundo, Milão e, por 6 dias, a cidade vira palco de um verdadeiro showroom, onde participam micro, pequenas, médias e grandes empresas, desde ligadas ao design e à arquitetura, até grandes marcas de luxo da moda e instituições públicas. No centro de exposições RHO FIEIRA as marcas apresentam suas novas coleções em stands luxuosos e repletos de novidades. Já no restante da cidade acontece o FUORISALONE, um evento que envolve as mesmas e outras empresas e engloba também bairros conhecidos mundialmente pelo design, como o MARRONCELLI DISTRICT, BRERA e a VIA TORTONA.

Eu costumo ir ao Centro de Exposições RHO FIEIRA nos dias reservados apenas para profissionais da área, e, nos dias restantes, participo do FUORISALONE. Da primeira vez, me surpreendi principalmente com a qualidade de exibição dos stands. Cada empresa tenta fazer do seu showroom o seu cartão postal, portanto você se sente realmente como se aquele espaço pudesse ser a casa de um cliente, o que facilita muito na hora de analisar os novos acabamentos, as novas tendências e principalmente a visualizar a viabilidade de cada produto e como ele realmente funciona na prática e se funciona.

Já no FUORISALONE é possível visitar Universidades, como a UNIVERSITÀ DEGLI STUDI DI MILANO, Museus, como a TRIENNALE, e passear pelos bairros envolvidos sem pretensão, e, ao encontrar a placa do FUORISALONE, entrar na loja e descobrir novos designs, espaços reservados à arte e, principalmente, novas coleções, já que as empresas reservam esta data para divulgar a nova estação que se aproxima.

É claro que, além de tudo isso, são realizadas conferências, bate-papos e palestras envolvendo grandes nomes e marcas do design, mas por ser um evento grandioso, é preciso muito planejamento para selecionar onde e o quê ver. Por ser um evento de muito prestígio, o público tem livre acesso a aplicativos, mapas e cartilhas com horários de funcionamento, de eventos e coquetéis e com o endereço de cada representante. Assim fica muito mais fácil de selecionar o que realmente te interessa e mapear exatamente o seu trajeto, pois 6 dias é muito pouco tempo para se ver tudo. Na minha segunda edição, em 2018, soube me organizar melhor e assim pude agendar reuniões com fornecedores nos stands para tirar dúvidas sobre produtos, uma maneira bem bacana de trocar informação e principalmente de construir um raporte para futuros contatos.

Em 2019, por questões pessoais, voltei ao Brasil um pouco antes da Feira, e não consegui participar. Mas deixei o meu networking todo organizado para a volta em 2020, que aconteceria em grande estilo: faríamos junto à agência Criattiva Turismo uma excursão voltada para arquitetos, designers e aspirantes do setor, onde eu iria como a convidada técnica, visto eu ter morado em Milão por mais de 2 anos.

Nesta edição, visitaríamos com exclusividade os showrooms da ETEL DESIGN, com Lissa Carmona, a qual conheci em uma exposição da loja em fevereiro de 2018, e da BISAZZA com Rossella Bisazza, a qual tive o imenso prazer de conhecer quando recém cheguei em Milão e me convidou para o coquetel de lançamento da coleção de inverno 2016. Infelizmente, com os acontecimentos do covid-19, a Feira de 2020 foi primeiramente adiada para julho, e posteriormente cancelada.

Agora, esperamos com ansiedade pela 60ª edição do Salone, que acontecerá, se tudo correr bem, em 2021. Os planos se mantêm, e nossa excursão poderá acontecer com primor! E aí? Vamos juntos embarcar nesta aventura de conhecimento e experiência?