A COMUNICAÇÃO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO

Com Murilo Gomes
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SOBRE ARQUITETURA, VENDAS E QUARENTENA

Há tempos que a comunicação presencial vem sendo substituída pela virtual. Pensando na arquitetura, quase impossível não ter interferência negativa, visto a necessidade de contato direto com cliente/fornecedores e supervisão de obras. Porém, precisamos todos continuar trabalhando e nos reinventar, mesmo em tempos de isolamento.

O que temos hoje é a incerteza do fim deste período, porém a certeza de que vamos precisar passar por ele. Meu amigo, consultor de vendas, Murilo Gomes sugere que a abordagem com o cliente seja eficaz, direta e empática. Sim, porque neste momento de crise, o cliente precisa se sentir lembrado, acolhido e precisa da certeza de que você vai resolver o problema dele.

É fato que ainda temos muitos clientes descrentes que a tecnologia vai roubar o cenário. Entretanto, pensando de uma maneira otimista, as diversas faixas etárias já começaram a se acostumar com os dispositivos eletrônicos e o contato virtual. Cabe a nós, profissionais atuantes do mercado, impor gradualmente este tipo de serviço: o serviço online.

No âmbito da arquitetura, falo com experiência de quem já viveu em diversas cidades pelo mundo (rs...) de que a Internet é a nossa aliada. Eu costumo oferecer consultorias online para clientes que precisam de pouca intervenção em seus espaços. Não é pra todo mundo! Você precisa minimamente fazer um bom primeiro contato, entender o briefing e as necessidades da pessoa para aí sim sugerir um projeto ou consultoria. Atenção! Aqui é a chave para você conseguir uma cartela de clientes fiéis! Se você usar da honestidade, sinceridade e transparência, o cliente vai confiar em você e vai te chamar de novo! Acredite!

O Murilo ainda sugere que ferramentas como videoconferências, e-mail, mensagens, e-books, devam fazer parte da rotina de nossas empresas. Mas atenção! Cuidado para impor limites, pois ninguém merece receber mensagens a qualquer hora do dia né...O importante é você ser profissional, cordial e principalmente focar sempre no bom relacionamento, afinal, um cliente satisfeito pode ou não te indicar, mas um cliente insatisfeito com certeza não irá te recomendar.

Use e abuse de suas redes sociais, mas lembre-se de não perder o contato pessoal, mesmo sem ser presencialmente. Como? Ligação! Ligue, converse, demonstre se importar com seu cliente. Se coloque à disposição para quando ele precisar. Crie um vínculo e indiretamente ele se transformará em venda.