O SENTIDO DA ARTE: O OLHAR EM TEMPOS DE INTROSPECÇÃO

Por Maiara Faria
0 0

"Um 'novo' silêncio surgiu. Este será o momento de aprender a perceber a beleza de que não se via antes" Lia Siqueira

Vamos falar um pouco de como imaginamos ser o futuro das ARTES pós Covid-19?

A capacidade de adaptação é a premissa para novas estratégias e, sempre o foi, em tempos de recomeço. Coisas belas carregam otimismo com elas. É o que a gente precisa agora! Otimismo, esperança!

Vejam que a arte tem como objetivo expressar, seja o que for, uma ideia, uma visão, uma cultura, uma religião, a história, a técnica, a invencibilidade etc. O museu do holocausto por exemplo, relembra uma história, é para chocar, para instruir, para marcar mesmo. Fotografias de casamento, são feitas para marcar de outra maneira: a memória boa, o momento único...Filmes, diversos e infinitos gêneros e temas, relatam estórias, acontecimentos, dúvidas, indagações. Músicas, ah....como não falar desta arte tão presente diariamente em nossas vidas...cada uma desperta um tipo de emoção, sensação, catalisa um estado de espírito, pode acelerar ou acalmar uma rotina...

É assim com a arquitetura, o design. Os edifícios refletem eras, materiais de uma cultura, expressões de um povo. O design transcende tudo isso, cria personalidade, é feito para um cliente final ou para o próprio artista superar-se.

Enfim, a arte provoca reações...as reações que precisamos agora são as positivas! Seja servir o jantar em uma porcelana nunca usada, seja colocar porta-retratos à mostra e instigar a memória afetiva daqueles que não estão perto, ou até mesmo virar um artista e escolher uma das artes para se desbravar...rs...

Realizações pessoais e profissionais andam juntas muitas vezes, talvez agora pesando mais em um dos lados da balança, mas se te preenche de maneira positiva, faça! Pinte uma tela, faça um artesanato, cozinhe um bolo, um prato de chef, decore sua casa, limpe, faxine, medite, mas o mais importante, faça por você, porque o verdadeiro artista não quer somente aplausos, quer sentir-se feliz e realizado.